
OUTRA, SEM SE DIVORCIAR?
Posted on 8 de agosto de 2015 by Jacqueline Bahy.
Fonte-Abrindo o Alcorão.
NÃO.
O caso é que a esposa NÃO É OBRIGADA a continuar casada em hipótese alguma. O divórcio, apesar de ser detestável, é lícito. A mulher tem TODO O DIREITO de desgostar do esposo e não querer compartilhar a vida com ele, seja POR QUALQUER RAZÃO, nem precisa explicar. NÃO HÁ FUNDAMENTAÇÃO PARA SE NEGAR O PEDIDO DE DIVÓRCIO DA ESPOSA NO CASO DE O ESPOSO QUERER UM NOVO CASAMENTO. E o muçulmano não pode negar a ela tal direito, apenas por costume, cultura, ou porque aquilo o irá beneficiar em alguma medida.
Nem o Rassulullah (saaws) explicava as coisas de acordo com os seus próprios “sentimentos”: Nos adverte Allah swt no Alcorão Sagrado, sura 53 , v 1-4: “Pela estrela, quando cai, Que vosso camarada (O profeta Muhammad saaws) jamais se extravia, nem erra, Nem fala por capricho.
Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada”.
Conforme a sunnah do Rassulullah, pedir o divórcio, ainda que sem “justificativa” é lícito e aceitável, vejamos:
“Certa vez uma mulher veio ao Profeta procurando a dissolução de seu casamento. Ela disse ao Profeta que não tinha qualquer queixa contra o marido, com relação ao caráter ou aos modos. Seu único problema era que ela, honestamente, não gostava dele a ponto de ser capaz de viver com ele por muito tempo. O Profeta lhe perguntou. “Você lhe daria seu quintal de volta” (o presente de casamento que ela havia recebido) e ela disse: “Sim”. O Profeta então orientou o homem a tomar de volta o seu quintal e a aceitar a dissolução de seu casamento” (Bukhari).
Portanto, antes de nos adiantarmos em negações e mentiras (que Allah nos perdoe), vamos prestar mais atenção nos nossos julgamentos.
Diz Allah no Alcorão: 4, 135
” Ó fiéis, sede firmes em observardes a justiça, atuando de testemunhas, por amor a Deus, ainda que o testemunho seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos parentes, seja o acusado rico ou pobre, porque a Deus incumbe protegê-los. Portanto, não sigais os vossos caprichos, para não serdes injustos; e se falseardes o vosso testemunho ou vos recusardes a prestá-lo, sabei que Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”.
E diz Mais: 5, 49
“Incitamos-te a que julgues entre eles, conforme o que Deus revelou; e não sigas os seus caprichos e guarda-te de quem te desviem de algo concernente ao que Deus te revelou. Se te refutarem fica sabendo que Deus os castigará por seus pecados, porque muitos homens são depravados”.
E ainda: 5:44
“Aqueles que não julgam pelos preceitos que Deus revelou são descrentes.”
Enfim, a esposa não tem que dar satisfação por que quer o divórcio e pode pedi-lo quando desejar, já que é um ser humano dotado de direitos.
Alhamdulillah que não nos força ao casamento, e nem a permanecer casadas com aqueles a quem não amamos.
No comments:
Post a Comment