Friday, March 25, 2016

Então isso é pra você 👇




Direcionar à qiblah (Kaaba)

1 - Ao se levantar para a oração, o crente deve direcionar-se para a Kaaba, onde estiver, nas orações obrigatórias e voluntárias, e esse é um pilar da oração em que não é válida sem ele.
- e também o incapacitado; doente, ou que estiver no navio, ou carro, ou avião, se temer o término do tempo da oração.

Abu Huraira relatou sobre o profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele), disse: "Se levantarem para a oração, completem a purificação e dirijam-se à qiblah...." (Bukhari)

2 - E está isento de direcionar-se a Kaaba o soldado na oração do medo (*leia na surata das mulheres versículo 102*) ou durante a guerra.
- e sobre quem estiver rezando uma voluntária ou witr, andando montado em um animal ou outro, não há necessidade de direcionar-se à qiblah mas é melhor direcionar na hora do takbir se for possível, e então virar-se para a direção que está seguindo, para onde estiver direcionado.

O que acontece se rezou para a direção errada:

3 - E todos que estiverem vendo a Kaaba devem direcionar-se a ela, mas quem não a estiver vendo que se posicione na sua direção.

4 - E se rezou para longe da qiblah; por causa da invisibilidade: nuvem ou qualquer fenômeno que não permita ver o sol ou lua, *porque esses servem para indicar a localização da qiblah*, ou outro motivo; depois de tentar encontrar a direção correta, a oração é válida e não há necessidade de refazer mesmo se descobriu mais tarde que rezou na direção errada.

Jaber Filho de Abdullah relatou: "Estávamos com o profeta Muhammad(que a paz de Deus esteja com ele) numa batalha, quando chegou até nós uma nuvem, então discordamos sobre
a direção da qiblah. E cada homem rezou sozinho para a direção que decidiu correta, marcando no chão o lado para qual rezou. E
quando acordamos vimos que rezamos contrário à qiblah. Depois contamos ao profeta (que a paz de Deus esteja com ele) e ele não ordenou que repuséssemos. E disse que nossas
orações estão válidas" (Tirmizzi & Hákem)

No comments:

Post a Comment