Friday, March 25, 2016

O Takbir





O profeta Muhammad(que a paz de Deus esteja sobre ele) iniciava a oração dizendo: "Allahu Akbar" (Deus é o maior) e esse é um pilar de acordo com o hadith do profeta (que a paz de
Deus esteja com ele): "A chave da oração é a purificação, a proibição dela é o takbir, e a permissão dela é o taslim".
(Tirmizzi & Hákem) Ou seja, a proibição de tudo que Deus proibiu de ações (durante a oração), e assim a permissão do que
Deus permitiu de ações fora dela.

O profeta(que a paz de Deus esteja com ele) levantava sua voz no primeiro takbir mas não levantava a voz no takbir em todas as orações, a menos quando fosse imam.

É permitido à alguém informar o takbir aos demais, após o imam, se houver necessidade para isso(se o imam estiver doente e sua voz fraca, ou no caso de haver muitos crentes rezando).

Abu Bakr fazia isso quando o profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) ficava doente para informar aos demais sobre o takbir dele.
(Muslim)

E a sunna do profeta (que a paz de Deus esteja com ele) é não fazer o takbir (um dos presentes) até depois de o imam terminar o seu. O profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) disse: "Se o imam disser 'allahu akbar' que digam allahu akbar" (Ahmad & Beihaqi)

O levantar as mãos, e como

E o profeta(que a paz de Deus esteja com ele) levantava as mãos no takbir, ou antes desse, ou após. (Bukhari)

Tudo isso está provado na sunna.

E levantava as mãos com os dedos retos.

E deixava as palmas na altura dos ombros, e às vezes mais que isso, na altura das pontas das orelhas.(Bukhari)

Mas sobre encostar nas orelhas com os polegares, não há indícios na sunna.

Malik Flho do Huwairith(que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que o profeta (que a paz de Deus esteja com ele) quando fazia takbir levantava suas mãos até a altura das orelhas e antes de fazer a inclinação levantava suas mãos até a altura das orelhas e quando dizia 'samiaa allahu liman hamidah' as levantava igualmente.
(Bukhari & Muslim)

No comments:

Post a Comment