Friday, March 25, 2016

Os Profetas e Mensageiros de Deus




Crer nos Profetas de Deus é um dos pilares da crença islâmica e consiste em acreditar em todos os Profetas enviados por Deus, sem fazer qualquer discriminação entre eles, no que tange à sua aceitação. Diz Deus no Alcorão Sagrado:
"O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis creem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: escutamos e obedecemos..." (Alcorão Sagrado 2:285)
"Aqueles que não creem em Deus e em Seus mensageiros, pretendendo cortar vínculos entre Deus e Seus mensageiros, e dizem: Cremos em alguns e negamos outros, intentando com isso achar uma saída, são os verdadeiros incrédulos; porém, preparamos para eles um castigo ignominioso. Quanto àqueles que creem em Deus e em Seus mensageiros, e não fazem distinção entre nenhum deles, Deus lhes concederá as suas devidas recompensas, porque Deus é indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão Sagrado 4:150-152)
Por que Deus nos enviaria uma mensagem?
• Para que O possamos conhecer.
• Para que, no dia do Juízo Final, não haja desculpas, ou seja, que o homem venha a dizer que não sabia, que não conhecia.
"Foram mensageiros alvissareiros e admoestadores, para que os humanos não tivessem argumento algum ante Deus, depois do envio deles, pois Deus é Poderoso, Prudentíssimo." (Alcorão Sagrado 4:165)
Deus enviou, através da história, Mensageiros e Profetas para orientarem a humanidade quanto à adoração de um Deus único.
"Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-me, e serve-Me!'' (Alcorão Sagrado 16:36)
"Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor..." (Alcorão Sagrado 2l:25)
E estabeleceu a justiça e a misericórdia, quando nos disse que nenhuma nação seria responsabilizada, a não ser depois do envio de Mensageiros, orientadores e admoestadores, como podemos ver através do seguinte versículo do Alcorão Sagrado:
"... Jamais castigamos (um povo), sem antes termos enviado um mensageiro." (Alcorão Sagrado 17:15)
E todos os Profetas e Mensageiros vieram pregando a mesma religião, o Islam, diz Deus no Alcorão Sagrado:
"Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso..." (Alcorão Sagrado 42:13)
"Para Deus a religião é o Islam..." (Alcorão Sagrado 3:19)

Qual Diferença Entre Profeta (Nabi) e Mensageiro (Rasul)?
• Profeta (Nabi): É aquele que recebeu a orientação Divina para confirmar o que um outro Mensageiro transmitiu, sem trazer com ele uma mensagem nova.
• Mensageiro (Rasul): É aquele a quem é transmitida uma mensagem ou Livro Sagrado, contendo uma nova recomendação. Todo Mensageiro é um Profeta, mas os Profetas não são Mensageiros.
O Alcorão menciona os nomes de 25 Profetas que são:
• Adam (Adão);
• Idris (Enoc);
• Nuh (Noé);
• Hud (Heber);
• Saléh;
• Ibrahim (Abraão);
• Lut (Lot);
• Ismail (Ismael);
• Ishaq (Isaac);
• Yaqub (Jacó);
• Yussif (José);
• Xuaib (Jetro);
• Aiyub (Jó);
• Zul-kafil (Ezequiel);
• Mussa (Moisés);
• Harun (Araão);
• Daud (Davi);
• Sulaiman (Salomão);
• Ilias (Elias);
• Aliassa (Eliseu);
• Yunus (Jonas);
• Zacaria (Zacarias);
• Yáhia (João Batista);
• Issa (Jesus);
• Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre eles)
Citaremos alguns versículos em que eles são mencionados:
Tal foi o Nosso argumento, que proporcionamos a Abraão (para usarmos) contra seu povo, porque Nós elevamos a dignidade de quem Nos apraz. Teu Senhor (Ó Muhammad) é Prudente, Sapientíssimo. Agraciamo-lo com Isaac e Jacó, que iluminamos, como havíamos iluminado anteriormente Noé e sua descendência, Davi e Salomão, Jó e José, Moisés e Aarão. Assim, recompensamos os benfeitores. E Zacarias, Yáhia(João), Jesus e Elias, pois todos eles se contavam entre os virtuosos. E Ismael, Eliseu, Jonas e Lot, cada um dos quais preferimos sobre os seus contemporâneos." (Alcorão Sagrado 6:83-86)
Sem dúvida que Deus preferiu Adão, Noé, a família de Abraão e a de Imran, aos seus contemporâneos." (Alcorão Sagrado 3:33)"
"E enviamos ao povo de Add seu irmão Hud..." (Alcorão Sagrado 11:50)
"E (recorda-te) de Ismael, de Idris (Enoc) e de Dulkifl…" (Alcorão Sagrado 21:85)
"E ao povo de Samud enviamos seu irmão Sáleh ..." (Alcorão Sagrado 11:61)
"E enviamos ao povo de Madian seu irmão Xuaib(Jetro)..." (Alcorão Sagrado 11:84)
Destes, alguns Profetas como Idris e Ezequiel (que a Paz esteja sobre eles), o Alcorão limita-se a mencionar os seus nomes, de outros, como Ismael, Isaac e Jonas (que a Paz esteja sobre eles), relata-se um resumo de sua história. Entre eles, há também aqueles cuja história veio detalhada, como ocorre com Abraão, Moisés, José e Jesus (que a Paz esteja sobre eles).
E, no que tange a Adão (que a Paz esteja sobre ele), o mesmo foi mencionado, porém não é declarado que ele tenha sido um Profeta, mesmo que os versículos em que ele é mencionado apontem para isso, já que Deus proibiu determinadas coisas, como permitiu outras, para ele e seus descendentes, orientando-o à; senda reta, este é, na verdade, o significado da profecia, logo, o primeiro mensageiro foi Noé (que a Paz esteja sobre ele), e o último foi Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).
Inspiramos-te (Muhammad), assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam: ..." (Alcorão Sagrado 4:163)
"Em verdade, Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o postermo dos profetas; sabei que Deus é Onisciente." (Alcorão Sagrado 33:40)
Aparece nos ditos do Profeta Muhammad , que o número total de Profetas enviados para os diferentes povos, em épocas diversas, é de 124.000 e o Alcorão nos relata que Deus nos informou os nomes de alguns deles apenas:
"E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Deus falou a Moisés diretamente."( Alcorão Sagrado 4:164)
Há no Alcorão 6 capítulos que levam o nome de Profetas, que são: Yunus (Jonas), Hud, Yussef (José), Ibrahim (Abraão), Nuh (Noé) e Muhammad .
No Alcorão, 5 profetas foram qualificados como fortes, pelo que suportaram da maldade de seus povos, e pelo que legaram de grandes feitos no campo da pregação. E eles estão citados neste versículo:
"Recorda-te de quando instituímos o pacto com os Profetas: contigo, com Noé, com Abraão, com Moisés, com Jesus, filho de Maria, e obtivemos deles um solene compromisso." (Alcorão Sagrado 33:7)
Nem sempre Deus enviou apenas um Profeta para um povo, em certa época, Deus enviou, ao mesmo tempo, dois Profetas ou mais.
"E lembra-lhes a parábola dos moradores da cidade, quando se lhes apresentaram os mensageiros. Enviamos-lhes dois (mensageiros), e os desmentiram; e, então, foram reforçados com o envio de um terceiro; (os mensageiros) disseram-lhes: ficai sabendo que fomos enviados a vós."( Alcorão Sagrado 36:13-14)
Qual deve ser a postura do muçulmano, quanto àqueles Profetas cujos nomes não foram mencionados no Alcorão e que tenham vindo antes do Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele)? Caso ele tenha vindo antes do Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nós nem afirmamos que tenha sido um Profeta, nem negamos.
Porque, caso tenha sido realmente um Profeta, e nós negarmos, estaremos negando um pilar da fé e consequentemente, estaríamos saindo do Islam. Caso afirmássemos que ele tivesse sido um Profeta e ele não tivesse, estaríamos cometendo um pecado.
Por isso adotamos esta postura. E caso essa pessoa tenha vindo após o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), afirmamos categoricamente que ele não é um Profeta, porque o último Profeta enviado para toda humanidade foi o Profeta Muhammad .
Os Profetas são homens iluminados, escolhidos por Deus dentre o seu povo, para transmitirem a Sua mensagem e servirem de exemplo e modelo de retidão e para serem seguidos e imitados por nós.
Deus nos facilitou o caminho e evitou que o ser humano tivesse que adquirir este conhecimento através somente do seu esforço pessoal.
"Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente." (Alcorão Sagrado 33:21)
"Tivestes neles um excelente exemplo, de quem confia em Deus e no Dia do Juízo Final." (Alcorão Sagrado 60:6)
Os Profetas não têm divindade alguma, pois esta pertence única e exclusivamente a Deus.
"Seus mensageiros retrucaram: Existe, acaso, alguma dúvida acerca de Deus, Criador dos céus e da terra? É Ele que vos convoca para perdoar-vos os pecados, e vos tolera até ao término prefixado! Responderam: Vós não sois senão uns mortais, como nós; quereis afastar-nos do que adoravam os nossos pais? Apresentai-nos, pois, uma autoridade evidente! Seus mensageiros lhes asseveraram: Não somos mais do que mortais como vós; porém, Deus agracia quem Lhe apraz, dentre Seus servos, e ser-nos-ia impossível apresentar-vos uma autoridade, a não ser com a anuência de Deus. Que os fiéis se encomendem a Deus!" (Alcorão Sagrado 14:10-11)

No comments:

Post a Comment