Friday, March 25, 2016

Quais São os Atributos e Características dos Profetas de Deus ?



• A veracidade e a retidão:
Nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada." (Alcorão Sagrado 53:3-4)
"Moisés disse: Ó Faraó, sou o mensageiro do Senhor do Universo. Justo é que eu não diga, a respeito de Deus, mais do que a verdade. Sem dúvida que vos trago uma evidência do vosso Senhor..." (Alcorão Sagrado 7:104-105)
• A confiança em transmitir a mensagem:
"Ó mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos." (Alcorão Sagrado 5:67)
Por diversas vezes Deus, no Alcorão, admoestou o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e certas vezes de forma dura. Como, por exemplo, na Surata (O Austero, de número 80). Caso ele não tivesse esse atributo, ele poderia simplesmente ter omitido tais repreensões.
• A transmissão da mensagem:
"E Sáleh distanciou-se deles, dizendo: Ó povo meu, eu vos comuniquei a mensagem do meu Senhor e vos aconselhei; porém, vós não apreciais os conselheiros." (Alcorão Sagrado 7:79)
"Xuiab afastou-se deles, dizendo: Ó povo meu já vos comuniquei as mensagens do meu Senhor, e vos aconselhei..." (Alcorão Sagrado 7:93)
"Comunico-vos as mensagens do meu Senhor e sou vosso fiel conselheiro." (Alcorão Sagrado 7:68)
• A inteligência e a boa argumentação:
"Não reparaste naquele que disputava com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é quem dá a vida e a morte! Retrucou: Eu também dou a vida e a morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do oriente, faze-o tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Deus não ilumina os iníquos." (Alcorão Sagrado 2:258)
• Foram salvos de defeitos físicos, mentais e morais:
Todos eles tinham uma boa aparência, facilitando a aproximação das pessoas. Caso tivessem algum tipo de defeito físico ou enfermidades repulsivas, poderia se criar um obstáculo e as pessoas virem a se afastar.
• Desconhecem o futuro:
Não sabem o que acontecerá no futuro, exceto o que Deus os revela, pois, o incognoscível só pertence a Deus. Diz Deus ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele)
"Dize: Eu mesmo não posso lograr, para mim, mais benefício nem mais prejuízo do que for da vontade de Deus. E se estivesse de posse do incognoscível, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria. Porém, não sou mais do que um admoestador e alvissareiro para os crentes." (Alcorão Sagrado 7:188)
"Dize: Ninguém, além de Deus, conhece o mistério dos céus e da terra. Eles não se apercebem de quando serão ressuscitados." (Alcorão Sagrado 27:65)
Deus os preparou física e espiritualmente para pregarem a mensagem e suportarem seus encargos.
• Foram protegidos por Deus da prática de pecados:
Eles não cometeram pecados, nem antes nem depois da Mensagem, Deus os protegeu da prática do pecado, mas nas relações pessoais podiam cometer equívocos, falhas humanas. Como aconteceu, por exemplo, com o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que, por uma atitude sua, foi repreendido por Deus numa Surata do Alcorão:
''Tornou-se austero e voltou às costas, Quando o cego foi ter com ele. E quem te assegura que não poderia vir a ser agraciado, Ou receba (admoestação) e, a lição lhe será proveitosa? Quanto ao opulento, Tu o atendes, Não tens culpa se ele não crescer (em conhecimentos espirituais). Porém, quem a corre a ti, E é temente, Tu o negligenciais! Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas. '' (Alcorão Sagrado 80:1-12).

Diferença Entre Pecado e Erro:
• Pecado: É quando vem uma ordem para você fazer algo, e você a desobedece, ou uma proibição para você não fazer determinada coisa, e você a pratica intencionalmente, tendo conhecimento da mesma.
• Erro: É quando acontece por você ignorar a definição das coisas. Você realiza determinada ação desconhecendo se aquilo é certo ou errado.
Outra característica é que os Profetas que antecederam o Profeta Muhammad, foram enviados para determinados povos, e as suas mensagens eram válidas somente por um certo período de tempo.
O que não foi o caso do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), o último Mensageiro, que foi enviado para toda a humanidade e a Mensagem que lhe foi revelada por Deus, na sua forma final e completa, é válida para todos os tempos, podemos ilustrar isso com alguns versículos do Alcorão Sagrado e da Bíblia a seguir:
"Enviamos Noé ao seu povo..." (Alcorão Sagrado 7:59)
"Ao povo de Samud enviamos seu irmão, Saléh..." (Alcorão Sagrado 7:73)
"E (enviamos) Lot, que disse ao seu povo..." (Alcorão Sagrado 7:80)
"E aos madianitas enviamos seu irmão Xuaib..." (Alcorão Sagrado 7:85)
"Depois destes mensageiros enviamos Moisés, com Nossos sinais, ao Faraó e aos chefes..." (Alcorão Sagrado 7:103)
"E ele(Jesus) será um mensageiro para os israelitas..." (Alcorão Sagrado 3:49)
"Jesus respondeu: Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel." Mateus 15:24
E no que tange ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), assim nos relata o Alcorão Sagrado:
"Em verdade, Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o postremo dos profetas; sabei que Deus é Onisciente." (Alcorão Sagrado 33:40)
"E não te enviamos (Muhammad), senão como misericórdia para a humanidade." (Alcorão Sagrado 21:107)
"E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos..." (Alcorão Sagrado 34:28)
"... Este Alcorão foi me revelado, para com ele admoestar a vós e àqueles que ele alcançar..." (Alcorão Sagrado 6:19)
"... Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião..." (Alcorão Sagrado 5:3)
E a cada Mensageiro foi concedido um milagre, em resposta aos desafios de seus povos, como forma de confirmar suas Mensagens e assegurar sua veracidade. E esses milagres estavam relacionados com o que a comunidade onde estava sendo transmitida a mensagem, tinha de mais avançado, sendo a sua vigência por um período de tempo determinado.
Exemplificando isto, na época de Moisés (que a Paz esteja sobre ele), o que estava no auge era a magia, logo, os seus milagres vieram se sobrepondo a estas magias, como transformar o seu cajado em cobra.
Na época de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), era a medicina que estava no auge, logo, os seus milagres se deram no campo da cura, se sobrepondo ao que a medicina, até então, havia conseguido, como curar o cego de nascença, o leproso ou ressuscitar o morto.
Já no caso do último Mensageiro de Deus, o seu maior milagre foi de caráter universal e a sua duração vai se dar até o Dia do Juízo Final, como é o caso do Alcorão Sagrado.
Como pudemos ver do que já foi dito sobre os Profetas no Islam, eles são considerados pessoas a quem Deus os protegeu da prática do pecado e os fez de modelo moral e exemplo para todos.
Agora, a título d ilustração, vamos ver como são apresentados os Profetas de acordo com a Bíblia:
• Gênesis 9:20-22:
Relata-se que o Profeta Noé embriagou-se, ficando nu diante do filho.
• Isaías 20:2-4:
Relata-se que o Profeta Isaías andou nu e descalço por 3 anos.
• Gênesis 19:30-38:
Foi-nos relatado nesses versículos que o Profeta Ló manteve relações sexuais com as suas 2 filhas.
• Gênesis 38:15-18:
É relatado o relacionamento sexual entre Judá e sua nora Tamar.
• Juizes 16:1:
Relata-se que Sansão dormiu com uma prostituta.
• I Reis 11:1-8:
Relata-se que Salomão casou com muitas mulheres que não podia, teve 700 esposas e 300 concubinas. Passou a adorar ídolos, ao invés de Deus, chegando ao ponto de construir um templo para eles.
• II Samuel. 11:1-26:
Relata-se que Davi teve relações sexuais com a sua vizinha, que era a esposa do comandante do seu exército, quando o mesmo se encontrava fora, e depois planejou matá-lo para ficar com ela.
• I Reis 1:1-4:
Relata-se que, quando a idade alcançou Davi, ele dormia com uma jovem virgem para aquecê-lo.
• Gênesis 47:13-22:
Entende-se desta passagem que o Profeta José foi um aproveitador, colaborando com o faraó e que escravizou aquele povo.
• Êxodo 32:19:
Relata-se que Moisés quebrou as Tábuas que continham os ensinamentos escritos por Deus. A confirmação que elas foram escritas por Deus está em Êxodo 31:18.
• Números 31:14-18:
Relata-se que Moisés mandou matar mulheres e crianças.
• Êxodo 32:2-4:
Relata-se que Aarão fez o bezerro.
• Gênesis 27:
Relata-se nestes versículos que Jacó roubou a profecia que era de direito de seu irmão mais velho Esaú, que era o filho primogênito de seu pai Isaac, de forma planejada. E também podemos observar que a profecia era hereditária, passando do pai para o filho primogênito, e que podia ser conseguida através da esperteza e de artimanhas, e não como uma bênção, que é dada por Deus para aquelas pessoas por Ele escolhidas, dentre determinados povos como sendo as melhores e mais qualificadas para tal.
• Mateus 8:21-22:
Relata-se que Jesus se recusa a prestar auxílio a uma mulher, pelo simples fato de ela não ser uma israelita.
• Mateus 8:21-22:
Relata-se aqui da exigência que fez para um discípulo que o queria acompanhar. Mas, pediu para que Jesus o esperasse apenas sepultar o seu pai. No entanto, Jesus negou.
Pudemos ver, pelos versículos acima, que os profetas, como descritos na Bíblia, estão longe de ser modelos morais e exemplos a serem seguidos, cometendo os mais diversos e graves pecados.
Logicamente, que nós, muçulmanos, inocentamos os Profetas de Deus de terem cometido tais práticas, respeitando-os e dignificando-os e sabendo que isto nada mais foi do que a tentativa daquelas pessoas que adulteraram os Livros Sagrados, anteriores ao Alcorão, para justificar seus crimes e corrupções.
Pois, ao retratarem os Profetas, que deveriam ser o exemplo dessa forma, eles poderiam fazer muito mais, alegando "que se um profeta que é um profeta o fez então o que dizer de mim."
Mas no Alcorão Sagrado, Deus; desmentiu a estes deturpadores da palavra de Deus:
''Quando estes cometem uma obscenidade, dizem: Cometemo-la porque encontramos nossos pais fazendo isto; e foi Deus Quem nô-la ordenou. Dize: Deus jamais ordena a obscenidade. Ousais dizer de Deus o que ignorais?" (Alcorão Sagrado 7:28)

"Ó Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus,
em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros.
Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros.
Disseram: escutamos e obedecemos..."
(Alcorão Sagrado 2:285)

No comments:

Post a Comment